Jornal

Ao menos 19 mortos em ataques entre Ucrânia e Rússia

Published on August 16, 2026 at 20:45

Bombeiros ucranianos atuam no local do impacto de um ataque russo em Kiev, em 16 de agosto de 2026 — Tetiana DZHAFAROVA / AFP
Bombeiros ucranianos atuam no local do impacto de um ataque russo em Kiev, em 16 de agosto de 2026 — Tetiana DZHAFAROVA / AFP

Ataques entre Ucrânia e Rússia na madrugada deste domingo (16) deixaram ao menos 19 mortos, uma ofensiva cruzada que atingiram infraestruturas civis dos dois lados. 

Na Rússia, drones ucranianos mataram cinco pessoas em uma área residencial de Rostov, no sul, informou o governador Yuri Slusar. Outras três morreram nas regiões de Belgorod e Moscou e mais quatro em territórios ucranianos controlados pela Rússia.

O Ministério da Defesa russo afirmou que interceptou 822 drones em todo o país durante a noite.

Na Ucrânia, drones e mísseis russos mataram duas pessoas e feriram 14 na usina siderúrgica da ArcelorMittal em Kryvyi Rih.

A usina, de um dos maiores produtores de aço da Ucrânia, informou que interrompeu parcialmente suas operações depois que o ataque danificou suas principais instalações de produção. Um segundo ataque na mesma cidade deixou um morto.

Os ataques também atingiram outras regiões, matando duas pessoas na região sudeste de Zaporizhzhia, uma perto da fronteira de Sumy e outra em Donetsk.

Em Kiev, o bombardeio atingiu uma feira de livros em Pochaina, conhecida por seus volumes raros.

Dmitro Semenuja viu seus quatro estandes pegarem fogo. "Antes havia uma loja. E livros, e bandeiras de todos os países. E ficou assim", disse o homem de 45 anos à AFP.

Nas redes sociais, Zelensky afirmou que cidades ucranianas foram castigadas com "mais de 1.550 drones de ataque, quase 1.560 bombas aéreas guiadas e 62 mísseis" na última semana.

Latest stories

Topthemen Lula und Flavio Bolsonaro umwerben bei Wahlkampfauftakt Brasiliens weibliche Wählerschaft

Brasiliens Staatschef Inácio Lula da Silva und sein rechtsgerichteter Herausforderer Flavio Bolsonaro haben zum offiziellen Beginn des Präsidentschaftswahlkampfs insbesondere die weibliche Wählerschaft im Land umworben. Der 80-jährige Lula, der bei der Wahl am 4. Oktober um eine vierte Amtszeit kämpft, trat am Sonntag in einem Stadion in São Bernardo do Campo im Bundesstaat São...

16 Aug. 2026 — vor 9 minutes