Jornal

Obras do salão de baile de Trump são bloqueadas em recurso

Published on أغسطس 7, 2026 at 19:56

Vista da construção em andamento de um heliponto (à esquerda) e de um salão de baile (à direita) na Casa Branca, observada do mirante do Monumento a Washington, em Washington, em julho de 2026 — Kent Nishimura / AFP
Vista da construção em andamento de um heliponto (à esquerda) e de um salão de baile (à direita) na Casa Branca, observada do mirante do Monumento a Washington, em Washington, em julho de 2026 — Kent Nishimura / AFP

Um tribunal federal de apelação bloqueou, nesta sexta-feira (7), a construção do monumental salão de baile na Casa Branca desejado pelo presidente Donald Trump, que respondeu que levará o caso à Suprema Corte. 

A instância de recursos manteve a suspensão das obras ordenada por um juiz em abril e indicou que o governo dos Estados Unidos tem 14 dias para eventualmente levar o caso ao tribunal supremo.

"Entraremos imediatamente com um recurso na Suprema Corte dos Estados Unidos", disse Trump em sua rede Truth Social, descrevendo a decisão como "horrenda, politicamente motivada e ilegal", por considerá-la contrária aos interesses da segurança nacional.

A corte de apelações do Distrito de Columbia afirmou que esse bloqueio não tem "nada a ver" com o mérito do próprio projeto, mas se justifica pelo fato de o presidente ter iniciado as obras sem o aval do Congresso.

O governo "não tem autoridade ilimitada para redesenhar, reformar ou reconstruir a Casa Branca, a casa do povo, para atender ao desejo pessoal de um presidente", indicou a corte.

Em outubro, o presidente republicano mandou derrubar uma ala inteira do edifício para construir um salão de baile que deve receber até 1.000 pessoas para recepções e jantares em honra de chefes de Estado estrangeiros.

Seu orçamento provisório, financiado por doações privadas, passou de 200 milhões para 400 milhões de dólares (de 1 bilhão para 2 bilhões de reais, na cotação atual).

A organização de preservação de edifícios históricos National Trust for Historic Preservation (NTHP), sem fins lucrativos e com mandato do Congresso, contesta na Justiça as obras ordenadas por Trump.

Latest stories